sábado, 8 de setembro de 2018

Dia da Amazônia: vamos falar sobre o desmatamento?


O dia 05 de setembro consta nos calendários ambientais como o “Dia da Amazônia”, tendo sido instituído em alusão à criação da província do Amazonas pelo imperador D. Pedro II, em 1950.  A data chama o nosso olhar para esse importante bioma, que possui 6,9 milhoes de Km², abrangendo nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.
Ocorre que 60% do território da Amazônia se localiza em território brasileiro, com 5.020.000 km² milhões de Km² (Fonte: IBGE), compreendendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e partes do Tocantins, Maranhão e Goiás, sendo denominado de “Amazônia Legal brasileira”, que por sua vez representa 43% de todo o território brasileiro.
A floresta amazônica é considerada o “pulmão do mundo”, pois detém cerca de 2.500 espécies de árvores, além de 30% das espécies de plantas, das existentes em toda a América do Sul, participando da regulação climática do Brasil e de todo o planeta.
O desmatamento é uma importante questão a se discutir, tendo em vista o seu avanço nos últimos anos, o que tem contribuído consideravelmente para o aumento da emissão dos gases do efeito estufa no Brasil e no mundo como um todo.
Lovejoy e Nobre, grandes especialistas em Amazônia, publicaram em 2018 um editorial na Revista Science Advances, alertando que o desmatamento já atingiu 17% nos últimos 50 anos; ao atingir de 20% a 25%, a floresta amazônica se tornará um tipo de “savana empobrecida”, com efeitos irreversíveis para o clima, flora e fauna.
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o desmatamento é causado por diversos atores, mas o principal deles é a prática da atividade agropecuária, principalmente a ilegal. Dados apontam que 80% da madeira extraída da Amazônia provém de atividade ilegal.
O desmatamento desenfreado é fruto de um desenvolvimento econômico que se tornou insustentável, pelo simples fato de que a permanência desse modelo tem ocasionado questões que se relacionam a mudanças climáticas                     extremas tanto em nível local, quanto em escala planetária. Cabe a cada um de nós a reflexão: onde viverá o ser humano, após a destruição desse bioma e de muitos outros? Quanto tempo ainda nos restará, se a destruição ambiental pendurar e continuar se agravando? Por onde começar?
Fontes Consultadas:

O que é a Amazônia Legal. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, nov. 2014. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/>. Acesso em: 03 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas

   Fonte: Instituto Socioambiental Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de orde...