segunda-feira, 14 de maio de 2018


Reflexões sobre a relação entre ser humano e meio ambiente

O nosso cérebro borbulha em ideias para melhorar o meio ambiente todos os dias. São reflexões baseadas na observação do mundo ao nosso redor. Em diversas situações do cotidiano, seja nos deslocando na cidade em que vivemos, seja navegando na Internet, seja em nossa casa, escola, trabalho, percebemos que, nós, seres humanos, muitas vezes sabemos o que é correto, ambientalmente falando, mas não pautamos nossas atitudes naquilo que já sabemos acerca da importância de uma postura de cuidados com o meio ambiente.
Sabemos que não se deve jogar lixo no chão, que temos que economizar água, energia, preservar áreas verdes, consumir conscientemente, enfim. No entanto, carecemos de mais atitudes concretas nesse sentido.  
A pergunta é: como podemos mudar essa situação? Como reduzir ou estacionar o processo de degradação ambiental atual? Como fazer a nossa parte? As perguntas são simples, mas a resposta é bastante complexa. Não existe fórmula pronta, existe um caminho que devemos percorrer e devemos começar já!
A degradação ambiental da atualidade é uma das graves consequências do modelo destrutivo de desenvolvimento econômico que se implantou no mundo nos últimos séculos. Desse modo, a busca pelo lucro, colocado acima de tudo, inclusive acima da própria vida humana, tem ocasionado diversos problemas para a nossa sobrevivência, uma vez que o ar, a água, a flora, a fauna e o clima estão severamente ameaçados.
Duas grandes questões precisam ser aprofundadas na relação entre homem e meio ambiente: a primeira, no nível macro e a segunda, no nível micro do cotidiano. Conversaremos sobre a relação entre o Sistema de Produção e meio ambiente em outras postagens.
Por ora, queremos alertar para a necessidade de transformação de nossas atitudes. Os “R’s” da sustentabilidade vem ao encontro dessa mudança necessária, especialmente no que tange à geração de resíduos sólidos.
Os 3 primeiros “R’s “ surgiram no contexto da Segunda Guerra Mundial, dada a escassez de recursos sentida em todo o globo, como consequência da guerra. São eles: reduzir, reutilizar, reciclar. O “R” de “reduzir” diz respeito ao hábito do consumo consciente, o “R” de “reutilizar” incentiva o reaproveitamento, ou seja, a transformação daquilo que seria descartado, e o terceiro “R” incentiva a reciclagem de materiais para o retorno à cadeia produtiva, após a correta separação dos mesmos.
Aos primeiros 3 R’s se seguiram diversos outros, com o intuito de contribuir para que cada um consiga fazer a sua parte e, assim, melhorar o ambiente em redor, nesse caso, por meio da redução de geração de resíduos sólidos.
À medida em que os anos se passaram, outros “R’s” foram surgindo no desenvolvimento do debate ambiental, tais como:  “repensar,” “recusar”, “reparar”, “respeitar”, “responsabilizar-se” e “repassar”.
E quanto a nós? Qual a nossa ideia, hoje,  para contribuirmos para a  melhoria do meio ambiente? Temos ainda as letras do alfabeto inteiro para expressar em ideias os caminhos para a mudança nos hábitos e atitudes. O ser humano e o planeta Terra agradecem.


Sites para consultas:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas

   Fonte: Instituto Socioambiental Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de orde...