sábado, 6 de junho de 2020

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas


  
Fonte: Instituto Socioambiental



Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de ordem sanitária, social e econômica(para citar apenas algumas), a temática "meio ambiente" volta a ganhar destaque no Brasil, especialmente no que diz respeito ao desmatamento da Amazônia, principalmente em terras indígenas.

Dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram um aumento significativo nos índices de desmatamento da Amazônia, o equivalente a 63,75% de crescimento no primeiro quadrimestre de 2020, quando comparado ao mesmo período em 2019. Em hectares, o quantitativo desmatado do período foi de 1.367 ha, o que equivale a cerca de 1.865 campos de futebol. 

Mais preocupante ainda é saber que, desse total, 827 ha foram desmatados em áreas indígenas. Isso é consequência do afrouxamento da legislação ambiental brasileira, principalmente a partir do ano  de 2019, com a edição atos normativos de cunho federal que tem favorecido o avanço da atuação de grileiros, garimpeiros e madeireiras, em virtude do enfraquecimento das fiscalizações ambientais pelos órgãos competentes, principalmente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, que tem sofrido fortes impactos de mudanças estruturais, que, na realidade, não tem se mostrado positivas aos indicadores ambientais brasileiros.

A relação entre o desmatamento na Amazônia e a destruição de terras indígenas apresenta-se de grande importância para o debate ambiental no Brasil e chama a atenção para a questão indígena na atualidade, dada a relação direta entre redução dos índices de destruição florestal e regularização imediata das terras pertencentes a estes povos, aliadas ao fortalecimento das ações de fiscalização e punição das atividades ilegais. 

Tudo isso somente será possível por meio de um maior compromisso político-legislativo e político-executivo no Brasil com essa questão que se mostra bastante significativa no campo ambiental e é extensiva ao campo econômico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas

   Fonte: Instituto Socioambiental Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de orde...