sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

PERIGO NA MESA: VEGETAIS CAMPEÕES EM AGROTÓXICOS


PERIGO NA MESA: VEGETAIS CAMPEÕES EM AGROTÓXICOS


De acordo com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), por meio da análise do principais vegetais consumidos pelos brasileiros, diversas frutas e hortaliças tem apresentado, ao longo dos anos, altos níveis de contaminação por agrotóxicos acima dos níveis permitidos.  O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos(PARA) é realizado pela ANVISA e é o responsável por monitorar os resíduos de agrotóxicos em alimentos no âmbito nacional. 

Em seu último relatório publicado (2013-2015), com análises de amostras das 27 unidades federativas, constatou que as altas concentrações de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal produzidos no Brasil têm perdurado nos últimos anos. Segundo o relatório da ANVISA, os campeões em concentração de agrotóxicos são:

1º lugar- Pimentão
2º lugar- Morango
3º lugar- Pepino
4º lugar- Alface
5º lugar- Cenoura
6º lugar- Abacaxi
7º lugar- Beterraba
8º lugar- Couve
9º lugar- Mamão
10º lugar- Tomate

Diante das constatações, o que fazer? Como agir?

Há algumas alternativas, tais como a valorização dos produtos de origem orgânica, de produtores confiáveis, embora seu custo seja mais elevado, ou a utilização de estratégias de lavagem dos vegetais para reduzir a presença dos pesticidas na casca e nas folhas.
Traz-se aqui uma solução caseira para a segunda alternativa apresentada:

Ingredientes da solução
900 ml de água (90% do volume total de água)
100ml de vinagre branco (10% do volume total de água)
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de fazer

Colocar o vinagre e o bicarbonato de sódio na água. Deixar as frutas, legumes e verduras de molho por 15 minutos nesta solução. Depois do molho, passe por água corrente e está pronto para o consumo.

Além dessas duas alternativas apresentadas, tem-se a terceira, que é a de aprender técnicas de plantio de vegetais, mas essas ficarão para um próximo momento.

Você conhece outro modo de reduzir os agrotóxicos da mesa nossa de cada dia?
Contribua com seus comentários! A saúde agradece.


Sites consultados:



Um comentário:

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas

   Fonte: Instituto Socioambiental Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de orde...