sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Queimadas na Amazônia, falácia ou realidade?

Foco de incêndio na Floresta Amazônia em São Félix do Xingu, no Pará, registrado pelo GreenpeaceImagem: Daniel Beltrá/Greenpeace


           Algo está em diferente no Brasil: há nuvens de fumaça nas cidades, nos campos. São um sinal, de que algo está errado, algo está indo embora, e... pasmem! É a Floresta Amazônica, que esvai pelo fogo das queimadas, que,especialmente no ano de 2019 estão em ritmo mais intenso do que nuca.

          Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE) atestam que houve um aumento de 82% na queimadas da Amazônia em 2019, quando são comparados os períodos de janeiro a agosto de 2019 ao mesmo período do ano de 20018. Mato Grosso, Pará, Amazonas e Maranhão são os estados com maior numero de focos de incêndio, num contexto em que a Amazônia concentra mais de 52% das queimadas de todo o território nacional.

          Ambientalistas e estudiosos tem alertado o Brasil e o mundo acerca das causas e das consequências do aumento de queimadas, reforçando a necessidade de que se tomem as providências para o reforço de políticas de preservação ambiental. Dentre as causas apontadas, chama-se a atenção para o afrouxamento das políticas federais de controle e fiscalização ambiental, ocasionando um impacto local, regional e global, tendo em vista o aumento da emissão de gases nocivos na atmosfera e, consequentemente, contribuindo para o aumento do aquecimento global.

         Os impactos ambientais, sociais, econômicos e humanos são inúmeros. Cabe a toda a sociedade brasileira apropriar-se criticamente da realidade vivenciada, debatendo a questão no seu cotidiano e não aceitar de modo acrítico as informações tendenciosas que tentam a todo custo negar a questão ambiental na Amazônia. Olhos atentos, memória aguçada e debate crítico são as melhores qualidades dos eleitores e eleitoras dos próximos pleitos eleitorais. Essa é uma das vias para a mudança social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas

   Fonte: Instituto Socioambiental Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de orde...