quarta-feira, 13 de março de 2019

A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO E O DIA MUNDIAL DE LUTA DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS

Brumadinho: antes e depois. Fonte aqui.
O dia 14 de março é considerado o Dia Mundial de Luta dos Atingidos por barragens, informação que nos leva a refletir sobre alguns acontecimentos trágicos do ponto de vista humano e ambiental: o rompimento da barragem de Mariana em 2015 e o caso recente ocorrido em Brumadinho, ambas cidades localizadas em Minas Gerais.

O rompimento da barragem de Brumadinho deixou como resultado imediato a perda de 201 vidas humanas, até 11 de março, além de outras que anda não foram identificadas.  A tragédia reflete o quanto a atividade de mineração no Brasil tem refletido uma busca pelo lucro inconsequente , no qual o ser humano tem sido secundarizado direta ou indiretamente, o que pode ser comprovado pelo simples fato de que, passos mais de três anos da tragédia anterior, em Mariana, muitas famílias ainda encontra-se desamparadas, aguardando uma posição da justiça brasileira no que tange à concessão de indenização que garanta a simples tentativa de reconstrução de suas vidas.

Quanto ao Meio Ambiente, cabe salientar que a lama espalhada na tragédia atingiu o Rio Paraopebas, importante fonte de água doce da região, destruiu parte da Mata Atlântica existente ao redor da barragem, além de alterar de modo irreversível o solo aonde alcançou, pois se trata de um material que contem alguns elementos químicos nocivos à saúde, tais como: níquel, magnésio e cádmio, de acordo com estudos da Universidade federal de Ouro Preto(UFOP).

Médicos apontam que tais elementos, mesmo em pequena quantidade no organismo, podem acarretar sérios problemas de saúde a médio e longo prazo. Metais pesados como chumbo, arsênio, alumínio e mercúrio também são possíveis de ser encontrados na lama, os quais promovem uma serie de danos neurológicos às pessoas que tiverem contato ou que consumam peixes contaminados.

Diante desse que é considerado o maior acidente de trabalho do Brasil, tendo em vista o grande numero de funcionários atingidos, e também é mais um dos graves desastres ambientais, cabe-nos a seguinte reflexão, a de que se faz urgente o amparo às inúmeras famílias que tiveram perdas imensuráveis, a agilidade na apuração dos responsáveis pela tragédia, além de uma necessária mudança de prioridades neste atual ordem societária capitalista vigente. Até lá, reflitamos, esbocemos caminhos alternativos para uma nova lógica social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão do desmatamento na Amazônia em terras indígenas

   Fonte: Instituto Socioambiental Em meio à grande crise mundial ocasionada pelo COVID-19, que tem deixado muitas sequelas de orde...